sábado, 22 de novembro de 2014

MILHÕES EM LIVROS SEM LICITAÇÃO


8 milhões, secretário?

Por Vereador Prof. Paulo

Meus amigos leitores Daki, estamos em meio às análises e debates sobre a Lei Orçamentária Anual (LOA) que vai determinar o orçamento a ser aplicado no ano de 2015 em São Gonçalo. E é dever do vereador e do cidadão acompanhar com responsabilidade esses debates num município ainda cheio de carências e demandas da população.

Como professor e membro da Comissão de Educação da Câmara, aproveitamos a presença do secretário da pasta na audiência pública da LOA, senhor Claudio Mendonça, para fazer uma pergunta simples e objetiva: por que foram gastos R$ 8 milhões em livros com uma editora sem justificativa aparente e, o que ainda pior, sem licitação com verbas do Fundeb?

Como criador da lei de incentivo à leitura, sei perfeitamente a importância dos livros para a formação de nossas crianças em cidadãos conscientes e bem preparados para a vida, porém, temos que ter muito zelo pelo dinheiro público. Uma aquisição deste tamanho deve ser primeiro debatida com a comunidade escolar, identificar necessidades, criar um plano pedagógico de utilização dos livros em concordância com o currículo.

Esse tipo de coisa não pode partir de uma decisão solitária de um secretário. Numa gestão democrática, entendemos que decisões importantes como essas o assunto deve ser mais debatido.

***

Ps. Blog Daki: Na mesma audiência o secretário admitiu adquirir mais 4 milhões em livro pelo mesmo sistema sem licitação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário